segunda-feira, janeiro 23, 2006

Por detrás dos factos

O facto de ter estado afastado durante uns tempos, levou a que não fosse feito o acompanhamento adequado de alguns acontecimentos. De um modo geral a comunicação social e diversos analistas procuraram substituir-me nessa capacidade. Mas, fica sempre a saber a pouco, não é?
Houve, contudo, uma situação que escapou aos olhos dos comentadores. Apesar da culpa não ser deles, afinal os coitados são apenas humanos, torna-se imperativo rectificar esta falha clamorosa.
Analisemos então o acidente de ski de José Sócrates na Suiça.
Como é óbvio, não faltaram as comparações entre o sucedido e uma eventual instabilidade governativa - fraquinho.
Um pouco melhorzitas, foram as insinuações de que o acidente foi orquestrado com a intenção de servir de desculpa para uma menor participação na campanha de Mário Soares. Mesmo assim, morno, morno.
Outra perspectiva foi a de que se tratou de um tentativa de gerar simpatia, com vista a estimular o índice de popularidade do primeiro-ministro. Umm tiro ao lado.

Terei eu sido o único a reconhecer a verdadeira natureza do caso em questão?
A julgar pelo grau de inteligência requerido para chegar a esta conclusão, parece que sim.
A verdade é que o incidente na Suiça serviu, manifestamente, para calar em definitivo os rumores, insinuosos e torpes, sobre a orientação sexual do governante. É que ao aparecer assim, com uma canadiana de cada lado, Sócrates mete facilmente o Zezé Camarinha a um canto.

PS: Gostava de clarificar que ao considerar como infâmias os ditos rumores, não estou a fazer um juízo de valor sobre diferentes orientações sexuais. Insurjo-me é contra a tentativa vergonhosa de comprometer a imagem de Sócrates perante uma faixa retrógrada e tacanha da sociedade. E olhem que não digo isto para tentar ser politicamente cú-recto.