sexta-feira, janeiro 06, 2006

Estão mal óbituados, é o que é!

O primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon foi atingido por uma hemorragia cerebral.
Como pessoa séria e ponderada não estou interessado em contestar as opiniões que, baseadas na recente retirada da Faixa de Gaza, classificam Sharon como um homem de paz. Muito menos relembrando que foi a sua provocativa visita ao Pátio das Mesquitas que esteve na origem da 2ª Intifada e nem sequer me passaria pela cabeça fazer uma analogia com um bombeiro que após atear um fogo com duas dúzias de bidons de gasolina voluntariosamente o tenta apagar com meio copo de água.
Não, não contem comigo para vilipêndios dessa natureza.
O que eu gostaria de salientar é o facto de duas televisões árabes, a libanesa Future Television e a pan-árabe Al-Arabiya, terem anunciado prematuramente a morte de Sharon.
Apesar de ter a certeza que o fizeram com a melhor das intenções, torna-se inevitável a associação ao sucedido por ocasião da morte de Yasser Arafat. Refiro-me claro à sua 4ª morte, visto que as anteriores foram ligeiramente exageradas do ponto de vista técnico.
Será esta uma das características intrínsecas da comunicação social da região do Médio Oriente?
Se sim, começo a questionar-me se a ressurreição de Jesus Cristo se tratou efectivamente de um milagre ou apenas mais um exemplo do mau jornalismo regional.