terça-feira, janeiro 31, 2006

Fumos Hispânicos

Contam-se pelos dedos das mãos as referências que fiz aos nuestros hermanos nos meus posts. Raramente teci considerações, quer elogiosas, quer depreciativas, respeitando desse modo o sétimo mandamento do Fumos.
Porém, não posso deixar passar em claro a recente cruzada anti-tabagista que se instalou no país vizinho. Há até quem diga que essa evolução dos acontecimentos ditou o adiamento do lançamento da versão hispânica do Fumos. Isso, e o manifesto desinteresse dos espanhóis por humor manhoso.
Eu sei, eu sei, os portugueses também e contudo...
Mas divago.
Como é sabido, surgiram agora em Espanha leis que proíbem de fumar em determinados locais públicos e no local de trabalho. Acontece que, aparentemente, essas leis só se aplicam à generalidade da população, como indica esta notícia, pois Zapatero foi apanhado a fumar em reuniões no Palácio do Governo.
Apesar da denúncia ter partido do nacionalista catalão Artur Mas, foi o Partido Popular espanhol que se afiambrou desse facto para atacar o primeiro-ministro espanhol, explorando assim a sua dependência para obter ganhos políticos.
Graças a Deus, em Portugal é practicamente impossível que se venha a verificar uma situação semelhante. Não é que os Populares portugueses sejam de melhor índole, a verdade é que, tomando em consideração as acções governativas dos políticos portugueses, dificilmente se pode considerar o Palácio de São Bento um local de trabalho.