segunda-feira, abril 03, 2006

Analfabrutismo

Parece que Margarida Rebelo Pinto e a sua editora, a Oficina do Livro, andam a tentar impedir a publicação dum livro crítico sobre a sua obra, e se bem me lembro faz muito tempo que o mundo da literatura não vive uma polémica desta dimensão. Parece que também não é agora. Contudo, o mundo da escrita pirosa, esse está ao rubro.
Em causa está o ensaio de João Pedro George, Couves & Alforrecas, os Segredos da Escrita de Margarida Rebelo Pinto, no qual o professor e crítico literário (e autor do blogue Esplanar), após uma leitura comparada dos oito livros da Rebelo Pinto, chama atenção para o facto de esta se autoplagiar.
Considero essa atitude uma injustiça e uma crueldade. Será realmente necessário relembrá-la desse facto, como se o próprio plágio não tivesse já sido doloroso o suficiente?
O argumento de Margarida Rebelo Pinto para pôr uma acção judicial, com vista a impedir a publicação do ensaio de JPG, é que este terá incorrido em violação de direitos de autor, de personalidade e de propriedade intelectual. Se relevarmos o facto dela não ter personalidade ou intelecto dignos de violação, até não está nada mau, considerando que esta é a sua primeira experiência com um argumento.
Pessoalmente tinha antes optado pela denúncia de violação de direitos humanos para travar o João Pedro George. É que até em Abu Ghraihb se considera demasiado inumano sujeitar os prisioneiros a mais do que dois livros da Margarida Rebelo Pinto, quanto mais oito.