sexta-feira, outubro 28, 2005

Publicidade Arbitrária

Ao que parece a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol já arranjou solução para as dificuldades financeiras que atravessa desde o aparecimento do caso Apito Dourado. Para colmatar o desaparecimento dessa fonte de receitas ficou estabelecido que os árbitros portugueses passariam a ostentar publicidade nos seus uniformes, mais especificamente nas mangas dos uniformes.
Apesar de agora em diante a escolha da localização da publicidade lhes impedir a defesa da transparência da arbitragem recorrendo à expressão “nada nas mangas”, este contrato publicitário permitirá um encaixe de 200 mil euros nos seus bolsos.
Por enquanto o contrato actual restringe-se à imobiliária Era, mas já se adivinham inúmeras possibilidades futuras nas mensagens publicitárias dos uniformes, tais como:

- “Com Multi-ópticas até eu tinha visto aquele penalty”

- “Banco Espírito Santo, o banco lhe passa cartão”

- "Com a Agência de Viagens Abreu, vá ao Brasil como eu”

Não faltam contudo vozes de oposição a esta iniciativa, vozes essas que exprimem preocupação relativamente à possibilidade de se estar a colocar em causa a seriedade e a dignidade dos árbitros. Eu pessoalmente considero esses receios completamente infundados.
Com base na maturidade e experiência dos adeptos de futebol e dos verdadeiros apreciadores desta modalidade, não os vejo a confundir as questões e duvido seriamente que algum deles pense que os árbitros tenham qualquer dignidade para ser posta em causa.