terça-feira, outubro 25, 2005

Injecção de cultura

Ciente do papel que o Fumos tem na divulgação da cultura e do conhecimento não me posso descartar dessa responsabilidade. Por isso quero aproveitar este post para salientar mais uma meritória acção da Câmara Municipal de Lisboa.
Falo, claro, do louvável plano de construir um parque temático dedicado ao período do Paleolítico ou Idade da Pedra, o período em que surgiu o Homo Sapiens e em que se tornou corrente o recurso a ferramentas e ao fogo. Neste parque será possível as crianças aprenderem que o Homem Paleolítico era nómade e se dedicava à actividade recolectora e à caça. Bem como descobrir que foi por essa altura que a linguagem articulada rudimentar evoluiu de forma progressiva para a comunicação oral.

No entanto não posso deixar de tecer uma pequena crítica no que se refere à localização escolhida para o dito parque temático. É que tendo a escolha recaído na encosta do Casal Ventoso, corre-se o sério risco de a temática ser confundida com a outra “idade da pedra” em que bandos de nómadas se reuniam após a caça aos trocos dos automobilistas lisboetas para conjugarem o uso de ferramentas com o fogo, regredindo imediatamente de uma comunicação oral para uma linguagem desarticulada rudimentar.

PN