terça-feira, outubro 25, 2005

Monopólio dos disparates

Nunca fui grande apreciador do jogo Monopólio. Talvez por considerar que não seja propriamente indicado ensinar às crianças de tenra idade como lidar com o dinheiro e incutindo-lhes o objectivo de levar os adversários à bancarrota recorrendo à especulação imobiliária. Enfim, o Capitalismo no seu melhor. Contudo sempre apreciei a honestidade intelectual do jogo por introduzir a possibilidade de o jogador poder ir parar à prisão.
Mas como não há bela sem senão, também lá está contemplada a existência do Get Out of Jail Card (algo parecido com o que a Fátima Felgueiras detêm), simbólico da imunidade perante a Justiça associada aos meios financeiros.

Aqui o leitor estupefacto perguntar-se-á: «Mas este gajo deve estar todo fumado. Já não diz coisa com coisa!»
Ao que respondo expressando a minha indignação: «Posso até não dizer coisa com coisa mas não estou todo fumado! Ainda faltam para aí uns 10 por cento».

Apesar desta inusitada interrupção por parte do leitor, vou prosseguir com a explanação dos motivos por detrás da parte inicial deste post.
Ora bem a motivação prende-se com a notícia de que João Alberto Jardim, mais uma vez, vai recorrer à imunidade parlamentar para se esquivar à Justiça. Visto que de acordo com o Estatuto Político-Administrativo da Madeira, Alberto João Jardim não necessita responder em tribunal enquanto mantiver o cargo de Presidente essa é uma situação que se traduz efectivamente num Get Out of Jail Card vitalício, principalmente se tivermos em conta o défice democrático do arquipélago.
Uma situação digna de uma república das bananas amassadas ou até mesmo podres.
Mas a coisa não acaba por aqui.
Fazendo uso da sua eloquência, própria de um gnu alcoolizado que mordeu a língua (já se tinham esquecido destes, não era), Jardim afirmou: “Não abdico da minha imunidade, se não tinha a garotada a me chatear todos os dias recorrendo ao aparelho da justiça”.
Uma afirmação que a maioria dos seres pensantes repudia, mas que lhe granjeou o apoio imediato dos arguidos do caso da Casa Pia.

PN