quinta-feira, novembro 25, 2004

O Povo sentado, jamais será levantado!!

Um artigo do Público sobre os recentes acontecimentos em Canas de Senhorim, despertaram minha atenção para aquilo que eu considero ser um desperdício politico em primeiro grau. Não compreendo como o nosso país ainda se dá ao luxo de desperdiçar o potencial de Luís Pinheiro, no singelo cargo de presidente da Junta de Freguesia de Canas. Um verdadeiro diamante político por lapidar. Da boca deste professor e ex-vereador saem pérolas da retórica como “ [ o povo de Canas de Senhorim] está a viver um massacre semelhante ao ocorrido em Timor”, a ameaça de “dar umas lambadas” aos habitantes de Canas que não se juntem aos protestos e ainda “A comunicação social mete-me nojo. Estou-me a marimbar para comunicação social. Se estiverem mal, levam uma malha”. Enfim, um homem de convicções, essa espécie em vias de extinção.
O mentor do Movimento de Restauração do Concelho de Canas de Senhorim (MRCCS), lidera a luta do povo desde 1997, luta essa que já envolveu greves de fome, boicotes eleitorais e cortes de estradas e linhas férreas. Tudo actividades salutares se aprovadas previamente pelo seu médico de família.

Entretanto, a manifestação de ontem culminou em confrontos com a GNR.
Foram intensos momentos de grande ansiedade em que os manifestantes se sentaram na estrada para impedir a passagem de camiões carregados de urânio, obrigando à intervenção de centenas de homens da GNR. Os efectivos desta força policial viram-se obrigados a carregar ao colo, homens, mulheres, dois travestis e uma galinha choca, para conseguir desimpedir a via.
Ao que parece alguns desses efectivos da Guarda Nacional, traumatizados pela intensidade do confronto e temerosos de mazelas, já terão requerido transferência para as paragens mais tranquilas como o Iraque.
Um assessor de Jorge Sampaio já veio dizer que se trata apenas de um caso de polícia, pelo que, com o intuito de ver a situação resolvida, aguardamos ansiosamente pelo exibição do antigo programa na Sic Gold.

PN