terça-feira, setembro 20, 2005

Não, não, eu é que sou o Chanceler da Junta de Freguesia!

A Alemanha encontra-se neste momento num impasse político devido aos resultados das eleições legislativas. Não obstante a inconclusividade dos resultados do escrutínio, ambos os candidatos dos principais partidos, Gerhard Schroeder pelo SPD e Angela Merkel pela CDU/CSU, reclamaram a vitória e o direito de governar como Chanceler.
Contudo as negociações com vista a formar coligações necessárias para estabelecer uma base governativa não se adivinham nada fáceis, mesmo tendo em conta a disponibilidade do CDS/PP com o seu lema “Vamos a todas, doa a quem doer ou até mesmo sabendo que dói a toda gente”.
Apesar desta situação não ser propriamente um pântano político como o de Guterres, a verdade é que a humidade do solo é evidente, levando inclusive a que Durão Barroso se manifestasse. Em declarações ao Parlamento Europeu, o presidente da Comissão Europeia terá mesmo dito: “tenho o dever, em nome das instituições europeias, de apelar aos líderes políticos alemães para que encontrem o mais depressa possível uma solução estável para a Europa" - tendo de seguida interrompido o discurso a meio para ir ver se estava a chover lá fora ou qualquer outra coisa prestigiante para Portugal.
A verdade é que não me ocorre ninguém mais indicado para falar de estabilidade governativa do que o nosso… (pequeno engasgo, seguido de profundo mal-estar) … Durão Barroso, o fazedor de maiorias absolutas. Mas enfim, para desgosto dos alemães, Santana Lopes há só um e esse não pode estar em todo lado.

PN