sábado, maio 14, 2005

Eles não pescam nada disto

Se há coisa que me deixa fulo, quase tanto como levar um tiro nos cornos mas menos que Testemunhas de Jeová num Domingo de manhã, são essas supostas notícias que nem sequer são capazes de respeitar as bases de um texto noticioso (para aqueles que não fazem a mínima ideia do que estou a falar parece não haver novidades, já para os outros recomendo um aumento de dosagem da medicação).
Segue a “notícia” que motiva esta minha indignação e que transcrevo quase na integra para que partilhem comigo a consciência do estado lamentável do jornalismo em Portugal:

“Pescador irlandês pescou...Haxixe

Um pescador à linha irlandês fez uma captura no mínimo surpreendente no passado fim-de-semana. Quando puxou a linha , agarrado ao anzol não vinha um peixe, não uma bota, não um saco de plástico, mas sim algo um pouco mais invulgar: um pacote de haxixe, anunciou a polícia irlandesa. O homem, que pescava no rio Liffey, no condado de Wicklow, ao Sul de Dublin, deu logo conta do caso às autoridades, que decidiram organizar uma busca naquele trecho do rio. Acabaram por descobrir doze outros pacotes de haxixe...” in Público

Ora bem , será que a notícia corresponde aos níveis mínimos de um jornalismo sério? À primeira vista pode até parecer que sim. Analisemos. Existe um sujeito? Sim temos um pescador irlandês, um pouco estúpido é verdade (dá Deus nozes a quem não tem dentes) mas que nem por isso deixa de ser sujeito. Sabemos o quê? Sim, pescou um pacote de haxixe (ai,ai). Ficamos a saber onde e quando? Mais uma vez afirmativo, foi no rio Jeffrey, ao Sul de Dublin (alguém tem aí um mapa?) no passado fim-de-semana.
Aqui as mentes menos exigentes dar-se-iam por satisfeitas mas eu não. Então e o “como”? Qual é que foi a porra do isco que o tipo utilizou?

PN