segunda-feira, novembro 14, 2005

Uma imagem vale por mil palavras

Raras são as ocasiões em que um homem experiencia o medo como o que senti neste Sábado passado. Ora bem, caminhava eu pelas ruas de Lisboa, ainda incauto e determinado, quando um intenso cheiro a queimado penetrou as minhas cavidades nasais. Seria possível que os motins parisienses se tivessem alastrado à cidade que me viu nascer? Quando a minha imaginação já congeminava imagens de violência e destruição descontroladas, qual não foi o meu susto ao aperceber-me que afinal o fumo provinha das velas da procissão da imagem da Nossa Senhora de Fátima.
Não é que eu tenha algo contra procissões, ou contra a Nossa Senhora, mas para manifestações de fé cega e aclamação de Fátima já me bastaram as eleições autárquicas em Felgueiras.
Contudo parece que a procissão foi emocionante, com os milhares de devotos em lágrimas a acenar lenços brancos à passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Apesar dos lenços brancos o Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, já fez saber que tem plena confiança nas capacidades da Virgem e que conta com ela para a próxima temporada.