quarta-feira, junho 01, 2005

Fui apanhado!

Finalmente caí nas malhas dos inquéritos da blogoesfera, essas estratégias insidiosas engendradas por mentes maléficas para sugar quaisquer réstias de criatividade dos bloggers. A culpada é a menina Principessa, sim, porque nestas coisas existe sempre um perpetrador, uma vítima e ocasionalmente um pugilista reformado com um olho de vidro e mau odor corporal.


1. Total number of books i’ve owned:

Recuso-me de forma determinante a quantificar livros, reduzi-los a um número frio e desligado das vidas e viagens imaginárias que eles me proporcionam, ou seja, tenho cerca de 234,85 e a valiosa lição de nunca mais me esquecer das mortalhas quando for fazer campismo selvagem.

2. Last book I’ve bought:

Aqui chegamos à razão por detrás do atraso na resposta ao desafio da Principessa. Como último livro comprado era imperativo que eu apresentasse o “As Ruínas Circulares”, o magnífico livro baseado no extraordinário blog do brilhante João Pedro Costa (reparem como mantenho uma perspectiva lúcida e imparcial), por isso tive de adiar o presente post até a aquisição do dito cujo.
Não existem palavras para descrever nem a genialidade da sua escrita, nem a criatividade espantosa dos seus posts gráficos , que agora recebem merecidamente a tangibilidade do papel.
Antes de ter comprado o livro tinha calcário na máquina de lavar, uma nódoa de tinta no vestido e já não me conseguia sequer olhar ao espelho. Agora continuo na mesma mas já tenho o meu exemplar do livro.
E você do que está à espera? Este livro encontra-se disponível aqui e ainda (pelo menos) no pavilhão nº 185 da Feira do Livro de Lisboa.

3. Last Book I’ve read:

“O Estranho Mundo de Garp”, de John Irving. Dois volumes dilacerantes que fazem plena justiça ao título e com algumas das personagens mais perturbadoras que me recordo ter lido. Uma viagem de difícil digestão mas muito recomendada.


4. Five books that mean a lot to me:

- “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez (a roda da vida num ciclo vicioso de virtudes, pecados e pura casmurrice)
- “A Imortalidade”, de Milan Kundera (quão frágeis, nós humanos somos, com os nossos sonhos, buscas inúteis e fomes insaciáveis)
- “As Cartas a Sandra”, de Vergílio Ferreira (o amor em palavras. Nem sempre doces mas profundas como a morte)
- “No País das Últimas Coisas”, de Paul Auster (é Paul Auster e basta)
- “O Velho que Lia Romances de Amor”, de Luis Sepúlveda (sangue, suor, muito suor e lágrimas)

5. Now tag five people:

Deixo aqui este desafio, sem o mínimo compromisso, aos que se seguem: Zu, Hipatia, a_john, Charquinho, Mi e Mar (O quê? Seis? Aonde? Não vi nada!)

PN