quarta-feira, maio 18, 2005

Dubai ou racha

Alguns de vocês podem ter estranhado o facto de eu não ter postado nenhuma manifestação de apoio ao Ivo Ferreira, o cineasta português que esteve detido no Dubai.
A verdade é que tive as minhas razões, que aqui vou expôr de seguida.
Em parte não me dou muito bem com manifestações de apoio desde aquela ocasião em que fui para uma manifestação que exigia transparência nas contas públicas, empunhando o meu cartaz “Queremos tudo preto no branco”, e dei de caras com um grupo neo-nazi.
Mas principalmente por causa da atitude Clintoniana do Ivo ao ter afirmado que apenas tinha dado um ou dois bafos no charro. Só lhe faltou dizer que afinal tinha fumado mas que nem sequer tinha inalado. Ou melhor ainda, que apenas tinha olhado com alguma intensidade para o charro, refugiando-se na expressão comer (neste caso fumar) com os olhos.
Mas falar é fácil e eu confesso a minha total ignorância relativamente ao Código Civil dubaiano. Principalmente no que diz respeito aos artigos dedicados à atribuição de sanções penais de acordo com o número de bafos dados em substâncias ilegais.

PN