segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Democracia- 1 / Terrorismo- 0

A política externa americana, pese embora as críticas que continua a merecer, parece ter obtido ontem resultados inquestionáveis:

“Síria entrega meio-irmão de Saddam Hussein ao Iraque” – Um claro sinal de cooperação na luta contra o terrorismo. Não obstante o facto de a Síria manter a outra metade como trunfo de negociação, já se nota uma evolução desde os tempos em que as autoridades sírias apenas entregavam um quarto de irmão ou mesmo um simples oitavo de irmão.

Na classificação no ranking americano do terrorismo este irmão de Saddam ocupava a singela 36ª posição, ainda que se encontrasse recentemente em negociações com um grupo islâmico da 1ª Divisão que estava interessado na aquisição do seu passe.
O líder desse grupo confidenciou-nos que o considerava uma jovem promessa que apenas necessitava de experiência para singrar no terrorismo de alta competição.
O título dessa notícia no Público, evidencia a fragilidade da sua técnica de tortura:
«O homem que “matou e torturou o povo iraquiano”». É actualmente consensual que alterando a ordem destas acções, se atinge melhores resultados. Enfim, tratava-se de uma espécie de ‘prognóstico só no final do jogo’ iraquiano.

PN