sábado, julho 30, 2005

Maré baixa

A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia,identificou água na superfície do planeta Marte.
Bah! Grande coisa! Fodido, fodido, era conseguir identificar água na superfície do Alentejo.

PN

Parografia inversa

E este é precisamente o ponto a que eu quero chegar. Uma das vantagens do reconhecimento público é a vaidade no sentido em que, sendo esta guiada pelas instituições morais, tende a ser atractiva para a maioria. Ora, para grande pena minha isto, não acontece com inúmeros autores, o que leva claramente a situações de exploração desumana, imortalizadas nas famosas frases
"I've got the brains, you've got the looks - Let's make lots of money" ou "A tua escrita provoca orgasmos múltiplos".

Esta realidade benfeitora leva-me a reflectir sobre o poder que os escritores de obras literárias, historiadores, cronistas ou blogueiros possuem num mundo onde os valores são cada vez mais incutidos através da escrita, seja ela para a TV, rádio, jornal, livros ou internet. E assusta-me que, de um modo consciente, sóbrio, ou não, os autores se deixem ludibriar pela técnica da força e utilizem esse poder para proveito pessoal ou alimento de estímulos acanhados que reflectem os valores que alguns, momentaneamente, parecem possuir e, consequentemente, comunicar. Um prematuro sentido de vantagem, decerto nascido pela dedução que a atenção social leva o comum mortal a fantasiar mais eficaz e regularmente sobre eles, resulta em decepção e desconfiança, sentimento aliás comum quando os objectos são modelos ou políticos.

A literatura é provavelmente a melhor droga do mundo. De uma assentada só é capaz de estimular a nossa imaginação a níveis impensáveis, levar-nos para mundos outrora desconhecidos, dar-nos a conhecer novas culturas e manter-nos acordados para a vida. Mas tal como no mundo das drogas, existem extremos. Por um lado temos aquela que é sublime e justamente aclamada pela maioria, e por outro, aquela que faz rir pela sua ineficiência. Já dizia o sô Jaquim que "The pen is mightier than the sword".

NG

sexta-feira, julho 29, 2005

A caminho do estrelato

Quando me apercebi que os Gato Fedorento iam actuar no Sudoeste, comecei a engendrar forma de também capitalizar com a ideia e tomar proveito desse nicho inexplorado que são os festivais de verão. Até porque os Gato Fedorento devem apreciar a concorrência.
Não é que com a afirmação anterior eu me esteja a querer comparar aos Gato Fedorento, mas caso quisesse chamava a vossa atenção para esta análise comparativa:
Em primeiro lugar, eles são quatro e eu sou só um, pelo menos nos dias em que tomo a medicação, logo isto é uma prova inequívoca de que eu sei contar pelo menos até quatro.
Segundo, todos eles têm uma escrita e um sentido de humor apurados. Eu nem por isso, logo aqui marco pela diferença.
Terceiro, eles não conseguem obter sexo através do humor. Eu também não, logo aqui marco pela similitude.
Em quarto lugar eles são reconhecidos e admirados por um vasto número de pessoas. Eu lá recebo de vez em quando um telefonema da minha avó, quando ela perde os óculos e se engana no número.
Por último, eles aparecem na televisão. Eu tenho uma televisão e um pequeno rádio a pilhas.
Presumo que depois desta explanação se tenha tornado óbvio que existe um probabilidade elevada de eu singrar no mundo dos festivais de verão.

Até já tenho um espectáculo programado que é composto pelas seguintes rábulas ou sukétes da série Taca Fogo na Broca: “Eles fumam, fumam, fumam e não bate nada”, “O homem que fumava não sei o quê”, “Lá está você outra vez a passar o charro para a direita”, “Enquanto houver papel higiénico não precisamos de mortalhas” e por fim o tão aclamado “Onde é que está a puta do isqueiro?”.
Enfim, humor do melhor que se arranja cá no prédio. Pelo menos desde que este foi condenado à demolição pela Câmara.

PN

Vozes do além e do acolá

O que não faltam por aí são vozes de oposição aos projectos do TGV e do aeroporto da Ota. Oiço essas vozes, apesar da medicação, a classificar os dois projectos de despesistas e desnecessários. Eu não só discordo com as vozes, como elogio profusamente Sócrates pela sua visão, ao antecipar o futuro aumento da procura de meios eficazes de fuga deste país falido.

PN

Eu queria inscrever-me no seu partido, se faz favor!!

É por causa de posts magníficos como este que a consciência política vai crescer, levando a um progressivo endurecimento da luta e a uma abertura a novos sectores da sociedade.
E eu que não sabia que o esdruxulando era o maior impulsionador da participação partidária da história da humanidade. Rói-te de inveja, Jorge Coelho!

Aviso à navegação: antes de ler o post altamente recomendado verifique se as suas hormonas estão dentro do prazo de vitalidade. O “fumos” não se responsabiliza pelo eventual aumento da taxa de natalidade que resulte da leitura recomendada.

PN

quinta-feira, julho 28, 2005

Prémio Twilight Zone

E prémio vai...

...directo para as mãos de Cristina MacDonald, de 38 anos, que ao responder à pergunta "Já jogou no Euromilhões esta semana?" (Vox Populi, in Público) disse:

"Ainda não. Joguei nas duas últimas semanas e não ganhei nada, e só jogo quando ganho alguma coisa na semana anterior".

Tuururu-rur-ururu-ruru (1)

PN

(1) Tentativa ridícula de simular a melodia da famosa série americana (2)
(2) Explicação desnecessária da tentativa ridícula, dado que os leitores do "fumos" são deveras perspicazes (3)
(3) Momento bajulatório por parte do autor (4)
(4) Autor com mania que tem piada (5)
(5) Autor a pensar que tem piada ao dizer que tem a mania que tem piada (6)
(6) Claro abuso do estratagema que até funcionou das primeiras vezes (7)
(7) Tu tens é inveja (6)
(6) Diz lá isso outra vez, ó badalhoca!(7)
(7) Vai mas é ver se eu estou no índice e não me chateies, pá

Pensamento do Dia

Há dias em que um gajo não consegue pensar.

PN

Deixar os problemas para trás

O Ministério das Obras Públicas classificou a marcha lenta dos camionistas de “desajustada, quer pela forma, quer pelo momento escolhido para a realizar”.
Trata-se obviamente de mais um exemplo da má vontade deste governo.
A verdade é que são poucas as formas de protesto que permitam ultrapassar mais facilmente as divergências e os problemas do que a marcha lenta. Desde que, como é óbvio, se acautele a manobra com o devido respeito à sinalização rodoviária e o accionamento dos piscas.
Na realidade, mais fácil que ultrapassar um camião lento só mesmo ultrapassar um camião parado – o que de qualquer modo se classificaria mais como um estacionamento do que como uma forma de protesto, principalmente se estiver envolvida uma rolote de bifanas.
O outro argumento do governo também me parece falacioso, até porque o momento escolhido também não me parece nada mau, considerando que na altura não se registava nevoeiro ou qualquer fenómeno meteorológico que impedisse a visibilidade.

PN

quarta-feira, julho 27, 2005

The show must go on

Dick, ou Dick Cheney para os amigos, afirmou que os EUA planeiam atacar o Irão com armas nucleares, na eventualidade de algo semelhante ao 11 de Setembro voltar a acontecer - e agora a parte mais engraçada - independentemente de este estar ou não directamente envolvido no evento.
Sendo assim, e para se safar desta, parece-me que a solução que resta ao Irão é mesmo mudar de país.

E ainda no médio oriente, o primeiro ministro do Iraque disse hoje que uma quantidade considerável de tropas americanas irá abandonar o território antes do próximo Inverno.
Muito bom pá... já agora não sabes para onde elas vão, pois não?

NG

Vai lá, vai!!

O lançamento do vaivém espacial Discovery ocorreu com duas semanas de atraso - mesmo apesar de não pertencer à Carris - e como se isso já não fosse suficientemente mau, a análise das imagens do lançamento revela que uma das telhas de protecção da fuselagem se desprendeu do vaivém após a descolagem.
Uma situação que poderá colocar em causa a sua capacidade de retorno à Terra, assim como propiciar o surgimento de infiltrações nos meses mais chuvosos. Os cientistas da NASA estão muito preocupados, dado que este caso apresenta semelhanças com o sucedido na anterior missão e que ditou a explosão do vaivém Columbia durante a sua viagem de regresso.
No entanto nem tudo são más notícias, pois caso não seja possível a reparação do vaivém, a tripulação pode sempre refugiar-se na Estação Espacial Internacional, que por sorte se encontra vaga após a desistência de um simpático casal japonês que não encontrou sítio para deixar o seu cão robot durante as férias.

Depois de mais este episódio infeliz com o vaivém americano, a pergunta que me ocorre é: com esta propensão para acidentes não estará já na altura de o rebaptizar com o nome “vai-e-vamos-lá-ver-se-volta”?

PN

terça-feira, julho 26, 2005

Cinto de Castidade

Eu sou a favor do sexo antes do casamento.
Mas também vejo com bons olhos o sexo depois do casamento.
Só mesmo durante a própria cerimónia é que acho um pouco desnecessário, mas também depende muito da duração desta.

PN

E Tudo o Bento Leiloou

Com certeza que, como bons católicos que são os leitores do “fumos”, ainda estão recordados que logo após a sua eleição como sumo pontífice (100% natural e sem aditivos), o Papa Bento XVI colocou em leilão o seu apartamento e o seu automóvel, este último quase em condição pristina e com o banco de trás por estrear.
Não há dúvidas de que esta foi uma atitude perfeitamente compreensível dado que o seu novo cargo oferecia certas e determinadas regalias, nomeadamente o apartamento e o carro da companhia. Mas agora o que o “fumos” realmente gostaria de saber é se à luz da notícia de que as cerimónias religiosas voltarão a ser celebradas em latim (1) o Papa equaciona leiloar a sua colecção completa dos discos do Padre Borga.

PN

(1) Pode encontrar esta e outras notícias no PapaBlog, o blog à sua disposição para dúvidas espirituais de monta ou expiação de pecados originais (ou até mesmo pirateados). No entanto e para vossa segurança incorpórea tenham em atenção que por aqueles lados a blogoesfera é conhecida como blogoplana.

segunda-feira, julho 25, 2005

Nicolau Breyner é o rosto do combate à disfunção eréctil

Sejamos realistas, é mais que óbvio que só com o rosto a coisa não vai lá.



PN

Listen carefully, I shall say this only once

Sempre ouvi dizer que a cannabis afectava a memória a curto prazo. Que grande treta. Pior do que isso só se for aquela conversa de que a cannabis afecta a memória a curto prazo. Onde é que já viu tamanho disparate.
Se isto continua assim qualquer dia ainda começam a dizer que a cannabis afecta a memória a curto prazo e outras balelas do tipo “a cannabis afecta a memória a curto prazo”.
A propósito disto não me posso esquecer de escrever um post sobre a teoria ridícula de que a cannabis afecta a memória a curto prazo.

PN

domingo, julho 24, 2005

Combater o fogo com fogo

Em caso de contágio com gripe das aves recomenda-se uma canja de galinha.

PN

Stop the press!

New Blog on the horizon

Dá pelo nome de Pé de maconha usa havaiana e a sua hilariante autora foi vista pela última vez envergando uma embalagem de mortalhas e um relógio biológico no pulso. Se entrar em contacto com esta blogger não tente intervir pessoalmente, pois ela é considerada charrada e charmosa. Ligue de imediato para o número que eu agora não me alembro.

O chefe recomenda vivamente o blog e a blogger acompanhados com um magnífico molho bechamel.

(Ólha o elogio fresquinho, é erva ou chicolati!)

PN

sexta-feira, julho 22, 2005

Barbie a Cair de Podre

A Matel está a ponderar a hipótese de processar o cirurgião plástico de Lili Caneças por violação de direitos de autor. Um claro exagero da companhia de brinquedos. Basta ver o olhar inteligente da Barbie para distingui-las uma da outra.

PN

Chinófobia (2)

Se existe coisa que eu mais abomino é a promiscuidade entre o futebol e a política. Por isso enoja-me o facto de Alberto João Jardim querer expulsar os chineses da Madeira por acumulação de amarelos.

PN

quinta-feira, julho 21, 2005

Sobriedades #10

"Em certa medida, sinto-me rei dos portugueses"
Duarte Pio, Duque de Bragança

Quer-me cá parecer que essa medida é 1/2 litro de vodka.

Adenda: Ou talvez até 100 gramas de coca, who nose? (Repararam no trocadilho? Viram, viram?)

PN

Jeitinhos e Favorzitos

Com a saída do Executivo de Campos e Cunha chegou finalmente a hora de Fernando Teixeira dos Santos, considerado por muitos um eterno ministeriável, subir às esferas governativas. Pena, pena é que não tenha sido por mérito próprio mas através do tão português recurso a Cunha.

PN

O Vil Metal

"Mais agentes da PSP nas praias"

Já que com a greve às multas o Estado perde uns valentes cobres assim sempre se ganha algum bronze.

PN

quarta-feira, julho 20, 2005

Não vá o diabo elege-los

Agora que Freitas de Amaral recorreu ao ditado “Nunca digas nunca” para comentar a sua eventual candidatura presidencial já se adivinha o chorrilho de provérbios populares que vão marcar os comentários às eleições.
Até parece que já estou a ver o Mário Soares a recorrer à expressão “Grão a grão enche a galinha as bochechas”, o Cavaco Silva com um “Nunca se enganar e raramente ter dúvidas é humano” e ainda Manuel Alegre com um “Poesia Mole em Ditadura, tanto bate até que fura”.

PN

A brincar, a brincar...

Costuma dizer-se que por detrás de qualquer piada que se faça existe sempre uma ponta de verdade e que por vezes se utiliza a brincadeira como subterfúgio para a expressão de sentimentos e opiniões sérias. A título de exemplo temos esta chalaça:

“O Alberto João Jardim é um energúmeno desbocado que contribui profusamente para o descrédito da classe política portuguesa. Ainda que a esta última lhe falte classe ou qualquer sentido político.”

Pronto, pronto, eu sei que este não foi o melhor dos exemplos por se tratar mais da realidade com apenas uma ponta de piada, mas acho que dá para perceber a onde queria chegar.

PN

terça-feira, julho 19, 2005

E quem não salta, não tem fungos-micoses-alergias, olé, olé!

Ontem diversos ambientalistas saltaram para as águas fétidas da Lagoa de Melides num protesto contra a má gestão ecológica daquele sistema lagunar. Esta iniciativa que se inseriu no âmbito do Big Jump 2005 da European Rivers Network, um movimento europeu de alerta para os problemas ecológicos dos rios e lagos da Europa, poderá ser classificada como um gesto de coragem desmedida ou até mesmo como um gesto de estupidez quantificável.
Pois, quem não se recorda dos efeitos nefastos que as águas imundas tiveram sobre Marcelo Rebelo de Sousa quando em plena campanha saltou para o Tejo , ein? Toda gente sabe que foi por ocasião desse mergulho que Marcelo perdeu todo e qualquer uso do seu contraditório. Enfim uma perda trágica apenas mitigada pelo desenvolvimento de super-poderes de leitura que lhe permitem ler 83 livros e 423 jornais por semana.

Devo no entanto confessar que apesar disso, fiquei de tal modo impressionado com esta nova forma de protesto que em contestação da exploração das mulheres na prostituição clandestina já planeio saltar para a espinha de duas ucranianas.

PN

segunda-feira, julho 18, 2005

O povo afónico, jamais será ouvido!

Jerónimo garante que o PCP não vai ficar calado

Está visto que depois do debate para as legislativas o dirigente comunista reforçou o stock de Mebocaína. E ainda dizem que o PCP não se renova.

PN

Insucesso Escolar a quanto obrigas

Na Índia diversos estudantes cometem suicídio após receberem as notas dos exames nacionais. Este é um fenómeno que se vem tornando mais comum devido à pressão exercida pela família, pelos professores e pela sociedade em geral.
Embora em Portugal este fenómeno ainda não tenha atingido essas dimensões, já se verificam alguns sinais alarmantes como os castigos corporais auto-infligidos motivados pelo medo do insucesso escolar.
Nomeadamente as exposições prolongadas ao sol como na prisão de Guantánamo Bay, o recurso a técnicas de privação de sono em inúmeras discotecas e ainda a ingestão desmesurada de substâncias alcoólicas que por vezes conduzem a perdas de consciência.
Uma preocupante senda auto-destrutiva, principalmente quando sabemos que no caso de Portugal estes comportamentos se verificam ainda antes da realização dos exames.

PN

sábado, julho 16, 2005

O Sexo e o Humor

Ao contrário do que muitos pensam e em clara oposição aos que pensam muito, estas são duas realidades que raramente se encontram no meu quotidiano. Até confesso que optei pelo registo humorístico deste blogue com base nas diversas considerações femininas acerca do homem ideal e que mencionam o sentido de humor como característica imprescindível, mas a verdade é que nunca pensei que as gargalhadas surgissem exactamente na altura que tiro os boxers. O que vale é que graças ao meu elevado sentido de auto-estima as classifico geralmente como um riso nervoso de antecipação.

PN

quinta-feira, julho 14, 2005

O Regresso

Que nem um desaparecido Dom Sebastião desafiando o nevoeiro, eis que regresso às lides bloguísticas. Embora no meu caso não tenha sido bem um nevoeiro, mas sim uma fumarada que podia muito bem ser confundida com neblina matinal.
E qual o motivo deste desaparecimento temporário?
No fundo existem diversas explicações de acordo com as abordagens das diferentes escolas de pensamento. Uma das explicações avançadas pelo reputado Grupo de Estudos Analíticos sobre o Estado Vegetativo com base em Amsterdão reporta-se ao meu rapto para experiências com supositórios de cannabis. A sua outra explicação perdeu-se para todo o sempre devido à falta de mortalhas.
Já a Aliança Nórdica do Coma Alcoólico, com base em todos os bares de hemisfério norte, defende uma teoria revolucionária que envolve três barris de whiskey manhoso e uma cave com escadas escorregadias.
Enfim, com os meus problemas de memória a curto prazo este assunto promete tornar-se num dos grandes mistérios da humanidade, a par com o Triângulo das Bermudas e a IC19, outros dois locais onde se registam desaparecimentos temporários.

PN

terça-feira, julho 12, 2005

Onde é que andas?

Ontem saí à noite. Fui a um bar no bairro e mal entrei vi esta miuda lindíssima junto ao bar. Caminhei doce mas determinadamente na sua direcção e...:
Eu - Olá! Acreditas em amor à primeira vista ou tenho que passar por aqui outra vez?
Ela - (risos). Acho que tens que passar por aqui outra vez.
Eu - (5 minutos e quatro vodkas depois) És um pinguim muito gordo!
Ela - O quê!?
Eu - Desculpa, estava apenas a tentar quebrar o gelo. (sorriso aberto mas discreto).
Acho que resultou e tenho uma aposta para te propor. Pode ser?
Ela - Está bem.
Eu - Aposto 2 euros em como não és capaz de me pagar uma cerveja.
Ela - (momento de silêncio). Muito bem. Ganhaste.
Eu - (soube a vitória) Agora que acabei esta bebida tenho que te dizer que me deves outra.
Ela - Porquê?
Eu - Porque quando eu te vi deixei cair a minha.
(Ao notar que isto até estava a resultar - afinal já tinha conseguido que ela me pagasse duas bebidas - e depois do habitual small talk, ela pergunta-me o que faço na vida)
Eu - Sou informático... e deixa-me já dizer-te que és das poucas pessoas que consegue transformar o meu software em hardware.
Ela - ahh... não percebi.
Eu - Deixa estar, é uma piada estúpida... Olha, já viste que o meu relógio mágico diz-me que não estás a usar roupa interior.
Ela - Estás muito enganado!
Eu - Estou? Bolas, deve estar uma hora adiantado.
Ela - (risos desalmados). És muito atrevido mas até te estás a sair bem...
Eu - Obrigado. Tenho outra aposta. Aposto em como sou capaz de te beijar nos lábios sem te tocar.
Ela- (sorriso tímido) Podes tentar.
(SCORE!!)
Eu - Meu Deus, depois disto preciso de uma fotografia tua.
Ela - Para quê?
Eu - Para ilustrar ao pai natal o que quero este ano.
Ela - ahah. Estás com azar pois só tenho fotos em casa.
Eu - Então temos que lá ir já.
Ela - Está bem. Mas se eu me arrepender disto amanhã de manhã...
Eu - Não te preocupes, podemos sempre dormir até tarde.

NG

PS - Pedi ao PN para postar este texto a semana passada mas desde esse momento nunca mais lhe pus os olhos em cima. PN, se leres isto, não te esqueças que a sessão nos ninfomaníacos anónimos foi antecipada para hoje.

quarta-feira, julho 06, 2005

Os americanos são os maiores, pá!!!

Ainda não vos tinha confessado a minha forte convicção ambientalista, a minha preocupação com o bem estar dos animaizinhos, pois não.?
Então aproveito para levantar alto a minha voz contra a morte das focas bebés, mesmo que de acordo com Padre Domingues de Oliveira não seja tão mau como matar focas por nascer.
E ao ver os EUA recusarem novamente um acordo de relativo ao aquecimento global me aflige pensar no futuro dos golfinhos, baleias e outros peixes.
Principalmente sabendo que os americanos usam e abusam de carros enormes que são ávidos consumidores de combustíveis fósseis. Representando 4% da população mundial (por causa da obesidade já representam 12% do volume) produzem 25% da poluição.
Enfim agora já é demasiado tarde. Não para resolver o problema do aquecimento global, mas sim para conseguir enfiar um americano obeso num Opel Corsa.

PN

terça-feira, julho 05, 2005

Chinófobia

Devido ao seu discurso xenófobo e racista, Alberto João Jardim pode incorrer numa pena de prisão que vai de 6 meses a 5 anos, isto é caso seja indiciado pelo Ministério Público. Mas eu discordo totalmente. Sim, claro que o homem é um energúmeno, mas será isso motivo para o prender? Não serão já as condições das prisões portuguesas suficientemente más?

PN

PS – Alberto, se fores para a choldra não te esqueças de levar o sabonete líquido para apanhar no chuveiro.

Absolutamente patético

O plano de investimentos público foi apresentado e não posso deixar de aplaudir o governo por esta iniciativa sensata e ponderada, que uma vez mais se enquadra perfeitamente nos interesses da nação.
Pois é, embora ainda estejam por explicar os benefícios de projectos como a Ota ou a alta velocidade, eu já sei que estes devem ser importantes. Assim que saí do transe induzido pelas 320 vezes que Sócrates utilizou a expressão "absolutamente essenciais" durante o discurso de hoje, senti que o facto de termos das piores taxas de licenciados, corrupção e fuga aos impostos na Europa a 25 é irrisório quando o "absolutamente essencial" impera.

NG

De geração para geração

É necessário combater a indiferença entre gerações que se instalou na sociedade ocidental.
Chegou a altura da camada mais jovem cuidar da acamada mais velha.

PN

segunda-feira, julho 04, 2005

Caça ao cometa

Os EUA continuam atentos a todos os perigos que assolam a democracia e revelam ter aprendido com a experiência no Iraque.
Pelo menos parece ser esse o caso da mais recente missão espacial da NASA, essa instituição sacrossanta americana que tornou numa realidade o maior sonho da humanidade: mandar americanos para o espaço.
Falo claro do envio pela sonda Deep Impact de um módulo contra o cometa Tempel 1, cometa esse suspeito de esconder armas de destruição maciça, ou de colocar entraves à democracia, ou ainda de um possível envolvimento no 11 de Setembro.
Aparentemente o módulo suicida de 400 quilos foi desenvolvido com base nos apontamentos de insurgentes iraquianos capturados e treinado pelo Hezbollah com a promessa de 73 latas de lubrificantes por abrir.
Como nota não poderia deixar de realçar o engenho da NASA ao planear missões que mesmo explodindo na fase de lançamento já garantem 50% de sucesso.

PN

domingo, julho 03, 2005

Revolução Industrial

A Feira Erótica de Lisboa foi uma excelente oportunidade para entrar em contacto com a indústria do sexo. E fiquei de tal modo impressionado com essa indústria que estou a considerar abandonar o processo de manufactura.

PN

sexta-feira, julho 01, 2005

Isaltino (I)Morais

Isaltino Morais demonstrou ontem a sua indignação por já ter sido julgado sumariamente em praça de táxis...quer dizer...em praça pública.

PN

Machismo ao quadrado

Por detrás de um grande homem existe sempre uma grande mulher.
Importante, importante, é que pela frente haja sempre uma cerveja fresquinha.

PN

PS- A partir hoje estou oficialmente de férias, mas não comecem já a dar saltos de felicidade porque vou continuar a postar.